da revista bravo:
[Marcel Duchamp o visionário que definiu o que hoje chamamos de arte, é tema de uma exposição em São Paulo - a maior já dedicada ao artista na América Latina]
--> A ARTE COMO IDÉIA, NÃO MAIS COMO MANUFATURA
--> DUCHAMP PROPUNHA UM ENVOLVIMENTO ALÉM DA VISÃO
(...) A revolução perpretada pelo francês (duchamp) é mais difícil de definir por causa de sua complexidade e da maneira anárquica com que ele mudou tudo na esfera artística. O conceito que orientou seu trabalho,no entanto, é bastante claro. Com Duchamp nasceu a idéia de que uma obra só está completa quando a ela se soma a intpretação do outro - no caso, o espectadr. O maior artista do século 20 chegou a usar a expressão "arte retiniana" para definir as criações de seus antecessores, voltada para a pura admiração da imagem captada pelos olhos. Ele não se contentava mais em jogar apenas com a visão: estimulava uma verdadeira TROCA INTELECTUAL com o admirador de suas peças. Pode-se dizer que tudo o que se chama hoje de arte contemporânea, das Marilyn Monroe de Warhol às performances de Joseph Beuys, deriva, em alguma medida, de sua idéia seminal. (...)
do livro "Duchamp 18887-1968 A arte como contra-ataque" , da Janis Mink:
Visto sob o ponto de vista atual, Duchamp parece ser o mais influente artista do século XX. A sua avaliação crítica das condições em que a arte foi criada e comercializada estabeleceu uma tendência que hoje continua atual. Foi Duchamp quem respondeu de forma mais radical às mudanças que foram impostas pela era industrial ao mundo da arte. E, no entanto, Duchamp é o menos espetacular dos artistas que este século produziu até agora.
[as fotos são da exposição no MAM, em sampa... o MAM fica no Parque Ibirapuera... - tirei só das obras mais famosas pq a máquina tava sem memória e sem onde descarregar as fotos, então desculpe pela "obviedade" das fotos hehe]
[Marcel Duchamp o visionário que definiu o que hoje chamamos de arte, é tema de uma exposição em São Paulo - a maior já dedicada ao artista na América Latina]
--> A ARTE COMO IDÉIA, NÃO MAIS COMO MANUFATURA
--> DUCHAMP PROPUNHA UM ENVOLVIMENTO ALÉM DA VISÃO
(...) A revolução perpretada pelo francês (duchamp) é mais difícil de definir por causa de sua complexidade e da maneira anárquica com que ele mudou tudo na esfera artística. O conceito que orientou seu trabalho,no entanto, é bastante claro. Com Duchamp nasceu a idéia de que uma obra só está completa quando a ela se soma a intpretação do outro - no caso, o espectadr. O maior artista do século 20 chegou a usar a expressão "arte retiniana" para definir as criações de seus antecessores, voltada para a pura admiração da imagem captada pelos olhos. Ele não se contentava mais em jogar apenas com a visão: estimulava uma verdadeira TROCA INTELECTUAL com o admirador de suas peças. Pode-se dizer que tudo o que se chama hoje de arte contemporânea, das Marilyn Monroe de Warhol às performances de Joseph Beuys, deriva, em alguma medida, de sua idéia seminal. (...)
do livro "Duchamp 18887-1968 A arte como contra-ataque" , da Janis Mink:
Visto sob o ponto de vista atual, Duchamp parece ser o mais influente artista do século XX. A sua avaliação crítica das condições em que a arte foi criada e comercializada estabeleceu uma tendência que hoje continua atual. Foi Duchamp quem respondeu de forma mais radical às mudanças que foram impostas pela era industrial ao mundo da arte. E, no entanto, Duchamp é o menos espetacular dos artistas que este século produziu até agora.
[as fotos são da exposição no MAM, em sampa... o MAM fica no Parque Ibirapuera... - tirei só das obras mais famosas pq a máquina tava sem memória e sem onde descarregar as fotos, então desculpe pela "obviedade" das fotos hehe]